segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Editora Ática

EDITORA ÁTICA

Breve história da Editora Ática


O Curso de Madureza Santa Inês – que hoje corresponde ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) –, foi fundado em 15 de outubro de 1956 pelos irmãos Anderson Fernandes Dias e Vasco Fernandes Dias Filho e pelo amigo Antonio Narvaes Filho. Seu surgimento expressava o espírito de um tempo em que o Brasil pretendia avançar a passos largos.

Época de otimismo, entusiasmo e muitas novidades: bossa nova, Cinema Novo, as primeiras Bienais e Brasília. Mesmo após o golpe militar de 1964, o Santa Inês permaneceu crítico e atuante, conhecido pelas posições avançadas dos intelectuais que ali ensinavam.

Em razão do número sempre maior de estudantes que procuravam o Santa Inês, o mimeógrafo tornou-se insuficiente para imprimir suas apostilas. Assim, em 1962 foi criada a Sesil (Sociedade Editora do Santa Inês Ltda.).

O professor Anderson, porém, convencido de que o material didático produzido no Santa Inês conquistaria professores e estudantes de outras escolas, defendeu a criação de uma editora.

Só não tinha pensado em um nome. Ática, região onde fica Atenas, berço da civilização grega, foi a proposta dos professores de História. Era um nome apropriado pelo valor que os gregos davam à educação.




http://www.atica.com.br/entrevistas/?e=96



Clotilde

Um comentário:

  1. orgulho-me por fazer parte dessa historia, Quem nao se lembra da Cida, Prof. Lingua Portuguesa, Nelsino Granado na fisica e Luizao na trigonometria, Damiao na Geometria, Sardela na Quimmica, Pedrao na Algebra.... Muita saudade!

    ResponderExcluir