quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O VivaLeitura

VIVALEITURA é o nome dado no Brasil ao Ano Ibero-americano da Leitura, que será comemorado em 21 países da Europa e das Américas em 2005. Aprovado, em 2003, pela Cúpula dos Chefes de Estado dos países ibero-americanos, é coordenado pela OEI (Organização dos Estados Iberoamericanos),Cerlalc (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe),Unesco e Governos dos países da região. No caso do Brasil, pelo Governo Federal, através dos ministérios da Cultura e Educação e pela Assessoria Especial da Presidência da República.

O VIVALEITURA é, assim, uma grande mobilização nacional para que 2005 seja marco para o início de um gigantesco esforço de todos para que o Brasil implemente uma Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas com a dimensão demandada pelo País. E dê, dessa forma, o grande salto necessário para construir uma Nação de Cidadãos Leitores.

Governos (federal, estaduais e municipais), escolas, professores, bibliotecários, escritores, editores, livreiros, organizações não-governamentais, meios de comunicação, empresas privadas e todos aqueles que vêem a Leitura como uma questão estratégica para a Nação, inclusive para promover inclusão e cidadania, estão sendo convocados para deflagrar um grande movimento nacional.

O maior desafio é, certamente, criar as condições para não limitar o VIVALEITURA à ações pontuais e esporádicas, mas promover uma grande mobilização nacional em favor da leitura. Por isso, é encarado apenas como o primeiro passo. Seu calendário e as ações nele contidas vão constituir a primeira edição do Plano Nacional do Livro e Leitura, de caráter permanente,composto por Estado, Iniciativa Privada e Terceiro Setor. Uma forma concreta e bastante objetiva
de materializar a visão estratégica das políticas públicas para a área.

Há, portanto, dois grandes desafios. O primeiro é identificar, estimular a integração e dar visibilidade a tudo que se faz pelo País afora com abrangência, riqueza, diversidade e dose extraordinária de criatividade e talento. A segunda é fazer mais, seja estimulando novas iniciativas, fomentando as parcerias ou através de ações próprias de ministérios, governos estaduais e prefeituras que dêem à Leitura a dimensão de uma Política de Estado.

E tendo como ponto de partida uma visão republicana de planejar e executar políticas de leitura para todos. E, sobretudo, com todos!

Venha participar desse grande esforço nacional. Traga suas idéias e, principalmente, suas ações para 2005 e se junte ao Comitê Executivo do VIVALEITURA. Se integre à legião de centenas de parceiros espalhados por todo o Brasil e participe dos comitês estaduais e municipais que estão sendo constituídos pelo País afora.

Fonte: VivaLeitura


Nesse link você encontra tudo sobre esse movimento,artigos e projetos cadastrados sobre incentivos a leitura.

http://www.vivaleitura.com.br/inicial.asp


Clotilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário